A Neurociência do Pertencimento: Desvendando o Poder do Cérebro Social

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No último post falamos sobre a Sustentabilidade de Pessoas, e como ela une diferentes campos do conhecimento. Esse conceito une Sustentabilidade, Neurociência e Responsabilidade Social Corporativa, formando um novo paradigma que começa a ganhar força no universo corporativo. Entre as aplicações desse conceito, quero destacar a Inclusão, sob a ótica da neurociência e da compreensão da necessidade de pertencimento do cérebro humano: a neurociência do pertencimento.

O Conceito de Cérebro Social

O conceito de cérebro social é a ideia de que nosso cérebro é configurado para interagir com outros seres humanos. Muitas das funções cerebrais são adaptadas para processar informações sociais, facilitando os comportamentos essenciais para a nossa sobrevivência.

Nosso cérebro traduz todas as nossas percepções usando nosso repertório de conhecimento único. Crenças, costumes, aprendizados e vivências criam uma rede de conexões neurais que nos capacita a entender o mundo através das valências que atribuímos a essas percepções.

Pertencimento: Por que é tão Relevante?

Quando sentimos que fazemos parte de um grupo, que realmente pertencemos, áreas do cérebro ligadas ao prazer e à recompensa são ativadas, reforçando sentimentos de alegria e satisfação. Por outro lado, a exclusão social ativa regiões cerebrais responsáveis pela percepção de dor, demonstrando o impacto profundo que a aceitação ou rejeição social pode ter sobre o nosso bem-estar emocional e físico.

A Influência do Pertencimento no Trabalho

Nosso cérebro social é constantemente ativado em diferentes grupos: família, trabalho e círculos sociais. A habilidade de manejar essas afiliações enquanto mantemos nossa integridade pessoal e profissional é o que nos permite prosperar e fazer o melhor uso do nosso cérebro social.

Por isso, compreender o funcionamento dos comportamentos coletivos e usar esse conhecimento para criar ambientes de trabalho saudáveis e inclusivos é fundamental. A comunicação eficaz, a empatia e a resolução de conflitos estão entre os maiores desafios no dia a dia organizacional.

Vieses Inconscientes e Empatia

Navegar entre as dinâmicas do "nós versus eles", ou entre diferentes grupos, pode ser desafiador. Diversos vieses inconscientes regem essas relações, tornando a compreensão deles essencial para desenvolver estratégias de pertencimento e redução de conflitos. Uma dessas estratégias é a empatia.

Tipos de Empatia:

  • Afetiva: Uma reação emocional direta à emoção sentida por outra pessoa, como a angústia ao ver alguém sofrendo.

  • Cognitiva: A habilidade de racionalizar essas emoções, traduzi-las em sentimentos e agir de acordo com essa tradução.

O elo entre essas duas formas de empatia é a compaixão, que desperta o desejo ativo de aliviar o sofrimento de outros. Essa descoberta foi essencial para a neurociência, pois mostrou que mesmo a empatia pode apresentar aspectos que causam esquiva e afastamento. Ao serem racionalizados, esses sentimentos desencadeiam a empatia cognitiva e a ação pró-social.

Benefícios da Ação Pró-Social

A ação pró-social, além de ajudar o outro, oferece benefícios pessoais indiretos, como a satisfação de ver a diminuição do sofrimento alheio e a percepção de que nossa contribuição foi importante. Isso também contribui para melhorar nosso ambiente social.

SB Insight

Na prática, comportamentos pró-sociais podem modificar significativamente como equipes e empresas inteiras se relacionam. Entender e desenvolver essas habilidades pode gerar inclusão e pertencimento, incentivando bem-estar, saúde e desenvolvimento, essenciais para o crescimento sustentável.

Cuidar das pessoas é cuidar do futuro. Te convido a fazer parte dessa jornada, onde cada descoberta sobre nosso cérebro social abre novas possibilidades para criar um futuro onde a inclusão e o pertencimento sejam a norma, e não a exceção.

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Queremos ouvir VOCÊ

Como sua organização está promovendo um ambiente que valoriza o pertencimento e a inclusão? Que estratégias de empatia e comunicação eficaz sua empresa tem adotado para melhorar a saúde organizacional e o bem-estar dos colaboradores?

Compartilhe suas experiências, ideias e melhores práticas conosco e vamos juntos construir um futuro onde o pertencimento e a inclusão sejam a norma, não a exceção.

Por Trícia Simões, consultora Social Brain
Autora de "Sustentabilidade de Pessoas: cérebro e inclusão no ESG" 06 de maio de 2024

Palestras, oficinas, experiências, cursos e aulas. Consultoria e Educação Corporativa especializada em Sustentabilidade de Pessoas e Neurociência Organizacional alinhadas às melhores práticas ESG.

Educação Corporativa para a Sustentabilidade de Pessoas