Marketing em educação: por que minha instituição de ensino deve investir em produção de conteúdo online?

O mundo como hoje o conhecemos é marcado pelo uso crescente da tecnologia, uma vez que as pessoas estão constantemente conectadas com seus smartphones, e computadores, em busca de conteúdo na internet. Com isso, as empresas têm investido cada vez mais em conteúdos online para conversar com quem já está no ambiente online, atraindo leads e possíveis clientes. Da mesma forma que todos os setores estão passando por isso, na educação não é diferente. Muitas instituições de ensino estão focando na produção de conteúdo online, através da criação de blogs, a fim de explorar a comunicação na prática docente e o posicionamento da marca no mercado, com o auxílio do Inbound Marketing.

Segundo pesquisa da Intelligenzia, 68% dos profissionais vêem o conteúdo relevante como forma das organizações serem mais assertivas e focadas na construção do relacionamento com seus clientes. Acontece com empresas B2B, e essa mesma relevância se encaixa no setor educacional. Quer uma prova? Uma pesquisa divulgada pela Content Trends, constata que 67,8% das instituições de ensino no Brasil possuem um blog ativo com canal de divulgação de conteúdo, além das redes sociais.

Esses dados mostram como é importante uma instituição de ensino, principalmente do ensino superior, focar em conteúdos online.

Por que investir em um blog para produção de conteúdo?

Através de um blog você tem a opção de discutir diversos assuntos e trabalhar com áreas diferentes. É uma ferramenta que vai além de complementar as atividades tradicionais do ambiente educacional. Possui diversas vantagens, como:

#1 Ser uma ferramenta para abordar temas de interesse em comum:

Utilizar o Blog para o desenvolvimento de assuntos ligados a um tema que venha a ser de interesse complementar ao estudo dos alunos. O assunto abordado deve ser interessante tanto para quem escreve quanto para quem lê, pois isso faz o conteúdo fluir melhor e acrescentar mais conhecimento a ambos.

#2 Ganhar posicionamento no mercado transmitindo conteúdo de qualidade;

As Instituições de ensino tem dentro de si mesmas, o maior background de conteúdo que uma organização pode desejar. E pessoas que já o produzem e distribuem em suas atividades diárias. É necessário somente alinhar quem são os produtores de conteúdo, quais recursos podem usar para amplificar o seu alcance, e de que forma podem ajudar a instituição a ganhar mais autoridade, na áreas em que deseja ser relevante para o mercado.

#3 Proporcionar a interatividade com as pessoas:

Prioriza o protagonismo do aluno ao mostrar que ele pode ter voz na instituição. Como? Através de comentários no posts do blog, estimulando fóruns e ambientes de sugestão e compartilhamento de assuntos. Manter o relacionamento com os alunos vivo é responder sempre essas questões;

#4 Ser um auxílio como ferramenta de estudo:

Imagine que um aluno esteja lendo sobre um assunto da história do Marketing na internet, com o blog, ele chega até a sua Instituição através dos mecanismos de busca, e descobre informações complementares ao seu estudo. E a sua instituição, pode dar a ele a melhor experiência, quando o assunto é Marketing, por exemplo.

#5 É um canal de consulta na jornada de compra do consumidor:

Quando o aluno pensa em qual instituição está pensando ingressar, se preocupa se ela pode contribuir para a sua melhor formação, se transmite conteúdos atuais e relevantes para seu público, percebe através do conteúdo que ela produz a relevância dela no mercado, a autenticidade e a autoridade da Instituição de Ensino;

#6 O Blog pode ser um dos principais canais de comunicação com seus futuros alunos:

Além disso, o blog é essencial para o marketing em educação. Ele é utilizado em estratégias de Marketing de Conteúdo, que podem ser integradas ao Inbound Marketing. Assim, você entende quem é a persona da sua Instituição de Ensino, publica os conteúdos sobre o que seu público-alvo irá se interessar. O Blog passa a ser uma ferramenta de atração por meio da produção de conteúdo pois dá suporte a jornada de compra do aluno, apoiando sua tomada de decisão, no momento de escolher entre uma instituição de ensino, ou outra. Aquela com quem ele resolver fechar será a que construiu um melhor relacionamento a longo prazo, e o Blog ajuda a fazer essa nutrição do lead, para que ele possa decidir com mais segurança.

Como eu posso utilizar o blog para a produção de conteúdo online?

O principal é a instituição conhecer que tipo de público atende e quais informações ele necessita para assim transmitir os conteúdos e atrair leads. Para instituições de ensino superior uma ideia é colocar conteúdos sobre mercado de trabalho e as profissões que os alunos desejam seguir e aspectos da especialização.

Feito isso, é necessário pensar quais tipos de conteúdo online você pode utilizar. Existem uma gama de possibilidades, como:

  • Posts educativos, o qual ensina o leitor sobre um assunto específico.
  • Guias, dando dicas, por exemplo, de como os alunos podem manter o foco quando estão com dificuldades de concentração nos estudos em casa, devido a isolamento domiciliar;
  • Conteúdo em forma de notícias: uma matéria sobre uma área no mercado de trabalho, por exemplo, com pesquisas, dados ou notícias imediatas sobre mudanças importantes dentro daquela área de atuação.
  • Conteúdos de estudos de caso: pegar a opinião de uma pessoa sobre a área ou alguém renomado para falar sobre os desafios do mercado;
  • Conteúdo em formato de podcasts: o formato de áudio que está em alta no mercado, e é uma boa escolha pela praticidade e agilidade.

Existem diversas outras possibilidades para a produção de produção de conteúdo online que podem se adequar às estratégias de Marketing Digital das instituições de ensino. A #SocialBrain é especialista em Inbound Marketing e utiliza o Marketing de Conteúdo entre as suas frentes de atuação. Por isso, criou em parceria com a Resultados Digitais, um Guia sobre os tipos de conteúdos online que podem ser utilizados e seus múltiplos formatos para quem deseja começar.

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