Como o Inbound Marketing e o Customer Success auxiliam na retenção de clientes

A sua equipe de vendas é muito pró-ativa, com taxas de fechamento de vendas chegando a números bem satisfatórios, mas a manutenção de clientes ainda é um caso a ser estudado? Como você tem um padrão de análise de entrada e saída? E como usa o Inbound Marketing para, além da atração de leads, reter seus clientes?

A própria lógica do Inbound Marketing, a dinâmica de nutrição por meio do funil permite que você tenha um contato mais substancial com os prospects e clientes. A matemática é muito simples e nós a explicamos abaixo. Vamos avançar?

A chegada de leads e como transformá-los em clientes conscientes

Quando um lead é atraído pelo seu conteúdo para o funil de inbound – caso esteja no estágio meio do funil – ele está em busca de uma solução para um problema. Caso ainda esteja no topo, está na fase de reconhecimento do problema. Quando sua marca oferece a solução, começa (ou se aprofunda) a fase de relacionamento.

O funil de inbound marketing permite com que a manutenção de um possível cliente seja mais real. E permite que ele seja guiado até a solução. Ao passar do estágio de meio de funil para fundo de funil, por exemplo, seu lead está decidindo com qual empresa contar para solucionar aquele problema.

E depois que ele fecha a venda? Ele passa a figurar na sua carteira de clientes, de lucros sólidos com o qual não se deve preocupar tanto, afinal você tem um bom Atendimento ao Cliente, certo? Errado. É aí que um bom trabalho de Customer Success começa.

Como fazer seus clientes virarem seus fãs?

Ter uma boa equipe de Customer Success dentro da sua organização é uma estratégia que faz com que seus clientes estejam sendo constantemente estimulados a ofertar o seu melhor e, como consequência, isso é um ganho para a sua empresa também.

Mas o CS, para além de um time dentro da sua companhia, é um mindset, uma forma de como todos os envolvidos no negócio devem pensar. E, nesse sentido, após um lead virar um cliente, o Inbound pode influenciar fortemente.

Seu cliente vai continuar querendo receber informações, conteúdo de qualidade que fale diretamente sobre como resolver os problemas dele com a empresa que ele escolheu – a sua.

Depois de todo o esforço, meus clientes ainda estão cancelando. O que fazer?

Como dissemos, uma boa equipe de Customer Success é ideal para uma boa estratégia de retenção de clientes. Mas, se a sua empresa não tiver a área de CS, o mindset de retenção deve fazer parte de cada time, especialmente do time de vendas e marketing, que precisam estar muito bem alinhados por meio de um SLA.

Preparamos uma checklist com pontos que você deve repassar com sua equipe para ter certeza de que cada cliente na sua carteira está tendo a atenção e o estímulo devidos para continuar satisfeito com a sua empresa. Nele, você vai entender mais sobre a cultura do Customer Success (o sucesso do seu cliente é o seu sucesso) e como ter um controle maior acerca do que sua equipe tem entregado.

Vamos lá?

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