Aprenda como gerar leads com Inbound Marketing e melhorar os resultados do seu negócio

Sua empresa descobriu a importância do Inbound Marketing e começou a utilizar essas estratégias para gerar leads qualificados, mas ainda se sente insatisfeita com os resultados? Entenda o passo a passo de como fazer essa metodologia dar certo e como transformar os visitantes do seu site em pessoas que você conhece e pode se relacionar a longo prazo.

Caracterizada por um conjunto de estratégias que visam atrair e converter contatos potenciais em clientes reais utilizando técnicas para fazer a gestão do Funil de vendas, o Inbound Marketing difere do Marketing tradicional por não ir atrás de clientes, mas explorar os canais na web (Google, blogs, redes sociais, entre outros) para que conteúdos alinhados à jornada de compras despertem o interesse de potenciais clientes, e eles próprios procurem pela empresa.

Segundo pesquisa do Hubspot, 59% dos profissionais de marketing afirmam que o Inbound produz leads de melhor qualidade para a equipe de vendas.

Como o Inbound ajuda a gerar leads qualificados?

O Inbound é dividido em 5 etapas, que têm o papel de conduzir o lead pela jornada de compras. São elas:

#1 Atrair

É o momento de criar de criar conteúdos relevantes que atinjam sua persona e atraia pessoas por espontânea vontade acerca de um assunto. É a parte mais importante do processo, porque é a que vai chamar os leads. Nessa etapa, é ideal ter um blog para a estratégia de Marketing de Conteúdo, utilizar das técnicas de otimização de busca (SEO), fazer anúncios pagos (links patrocinados) e usufruir das redes sociais, um dos melhores canais de atenção do público.

#2 Converter

Chamou a atenção do visitante, agora é o momento de você fazê-lo converter em lead para ele avançar no processo de compra. Conversão diz respeito à ação que o usuário vai fazer pagar ganhar algum “benefício” e, em troca, deixar suas informações na base da empresa. Para isso ocorrer, você deve criar ofertas de conteúdos ricos, que estarão atrás de landing pages (página da oferta do serviço/produto), com formulários para o lead deixar os dados e call to actions, que vão estimular o usuário a baixar o conteúdo e se tornar um lead.

#3 Relacionar

O usuário deixou seus dados, mas nem sempre ele está no momento de realizar a compra. Então, essa etapa surge para que você mantenha o contato com o lead, nutrindo com conteúdos relevantes e engajando-o. Alguns recursos são essenciais nessa etapa, como o e-mail marketing e a automação de marketing, que ajudam a criar um fluxo de nutrição de Leads que trabalha de acordo com interesse do lead e seu momento na jornada de compra.

#4 Vender

Na última etapa, chegou o momento de avaliar se as ações anteriores vão gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Com leads nutridos e qualificados, você pode direcioná-lo para venda dentro do próprio site, se for um e-commerce ou um serviço de contratação online, ou colocar o vendedor em contato com o potencial cliente. A prática do Inbound Sales é uma das soluções nesse caso, apoiada por um processo de venda consultiva.

#5 Analisar

Por último, o Inbound Marketing tem um diferencial: a facilidade de monitorar todos os passos e de mensurar os resultados. Com uma ferramenta de automação de marketing, você acompanha diariamente seu funil de marketing e relatórios de todo o processo. Analisando a conversão em cada etapa e os canais de aquisição, você tem clareza do que precisa ser melhorado.

Como eu inicio a geração de leads com o Inbound Marketing?

  • Defina seu o público e crie sua persona

É importante que você analise quem são seus potenciais clientes e busque responder essa pergunta. E mais: toda a empresa deve saber qual é essa Persona, sobretudo os times de Marketing e Vendas. Para isso, pense quais são seus objetivos e o que você quer oferecer. A persona é o aspecto mais importante para você criar os conteúdos de relevância na internet e atrair os potenciais clientes. Lembrando que todo o conteúdo é baseado no perfil dessa persona.

  • Entenda o funil de vendas e acompanhe a jornada de compra

Criada a persona, é importante que os conteúdos sejam voltados para a jornada desse possível cliente, para atingi-lo em todas as etapas e ele converter. É como em um jogo de tabuleiro, no qual cada participante percorre o caminho até chegar ao tesouro, mas que para avançar deve ser nutrido com informações. O mais importante é captar o contato e manter a conversa com ele ativa, ou seja, manter o lead ‘aquecido’.

  • Aproveite as ferramentas que facilitam as estratégias de Marketing Digital

Outra dica essencial para colocar em prática esse processo é utilizar ferramentas que auxiliem e contam com uma automação de marketing (melhor forma de saber quais clientes trilharam cada estágio do funil de vendas), como a ferramenta RD Station, que dispõe de acompanhamento do seu tráfego, número de leads e vendas, possibilidade de nutrir seus leads com o e-mail marketing, mensuração das postagens em mídias sociais, impulsionamento de seus anúncios, análise de seus resultados, ferramenta para blogs e outras funções necessárias ao relacionamento de sua empresa. O RD está dividido em planos de acordo com a sua disponibilidade: o plano de entrada (Light), basic, pro ou enterprise.

Nunca é tarde para investir em Marketing de atração, já que o futuro pode trazer ainda mais possibilidades. 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo adotam o Inbound Marketing como abordagem de marketing, como afirma um dados divulgados pela Hubspot. Seguindo essas dicas você conseguirá gerar mais leads e alavancar os resultados do seu negócio. Contar com uma agência de marketing digital pode ser a opção ideal para quem está iniciando no Inbound e quer resultados rápidos e eficazes.

O Grupo SH implantou essa metodologia e as vendas da empresas aumentaram muito, assim como o número de leads. Para chegar nesse resultado, os times de Marketing e Vendas utilizaram das estratégias do Inbound Marketing auxiliadas pela #Social Brain e publicaram um primeiro conteúdo rico superando as expectativas da empresa. Iniciada em março de 2018, a campanha do conteúdo gerou 276 leads, sendo 186 novos, além de 136 oportunidades. No geral, a implantação do Inbound gerou um tráfego de 20 mil pessoas, 617 leads e 288 oportunidades.

Com esse sucesso, o Grupo SH continuou executando as recomendações de Inbound e realizaram cursos customizados com temas importantes para a aplicação do Inbound, como o “Uso da ferramenta RD Station”, e também o curso in-company “Conteúdo, Mídia e Automação”.

Esse case mostra o funcionamento do Inbound Marketing como estratégia essencial dos setores e marketing e vendas das empresas que pode gerar resultados. O que falta para você iniciar essa mudança?

Recommended Posts

Leave a Comment