Dicas de como utilizar o Linkedin para novas oportunidades de negócio e networking

O LinkedIn é uma rede social que vem aumentando sua quantidade de usuários a cada ano. Atualmente, a plataforma já conta com 605 milhões usuários em todo mundo, sendo que 40% acessam a rede social ativamente. Apenas no Brasil, são 35 milhões de pessoas ativas, de acordo com a pesquisa do Data Reportal de 2019. Essa audiência ocorre por ser uma plataforma com boa oportunidade das pessoas se conectarem, promoverem a sua imagem ligada ao desenvolvimento profissional, conquistarem a carreira que almejam ou realizar ações de networking.

Mas, você sabia que o Linkedin é muito mais que uma rede de recrutamento e seleção de profissionais? Ela também pode ser uma grande oportunidade para a geração de negócios para a sua empresa. Como assim? A plataforma oferece algumas vantagens quando utilizada de maneira assertiva e estratégica, como:

  • Construção de rede de contatos profissionais e networking;
  • Parcerias entre empresas;
  • Fortalecimento da marca e ganho de autoridade;
  • Pode ser uma ferramenta de aplicações importante para a abordagem dos times de de marketing e vendas
  • Prospecção ativa;
  • Engajamento com os possíveis clientes.

Segundo dados da Omnicore, 92% das empresas listadas na Fortune 500 usam o LinkedIn. Assim, essa rede social se tornou um dos canais mais importantes para as empresas B2B, com ações capazes de atrair novos clientes e obter visibilidade da marca, pois é uma plataforma que permite os proprietários de negócios compartilharem informações com suas conexões, além de interagir com gente da mesma área e trocar experiências com pessoas que podem te oferecer futuras conexões para negócios.

Quer gerar negócios no LinkedIn? Confira 5 dicas de como iniciar:

Primeiramente, lembre-se que é importante conhecer o perfil da sua empresa, definir seus objetivos para começar a investir em uma rede social. Um empresa precisa desses pontos bem definidos para ter sucesso. Feito isso:

#1 Transparência no perfil da empresa

Concentre-se em preencher a descrição da sua empresa, atentando para as palavras-chave pelas quais seu cliente busca pelo seu produto/serviço que oferece. Em 2019, o LinkedIn no Brasil incluiu uma opção dos usuários colocarem no perfil a opção “Disponível para Negócios“. Também, detalhe as áreas de concentração e expertise da empresa. Esses fatores contribuem para a encontrabilidade da empresa tanto na própria rede do Linkedin, quanto na ferramenta de buscas do Google.

#2 Enfoque na produção de conteúdos relevantes

Qualquer empresa que necessita de gerar negócios na web precisa produzir conteúdos relevantes ao seus objetivos. Aproveite a plataforma para compartilhar artigos e notícias interessantes, e de interesse para o seu ciclo de conexões, isso vai chamar a atenção e aumentar sua reputação e autoridade no segmento. Basta encontrar o tom de voz e a frequência certos para que sua empresa tenha muito a ganhar com a rede social. Uma dica é investir na nova ferramenta de stories do LinkedIn, uma ação incorporada na ferramento no mês de março deste ano de 2020, com a finalidade de ampliar as possibilidades de compartilhamento de novidades e momentos profissionais.

#3 Invista em sua rede de conexão

Lembre-se que é importante estar bem acompanhando de bons profissionais e referências para conseguir melhor posicionamento de mercado. Adicione perfis com o mesmo interesse da empresa em que você atua e que se encaixem de acordo com suas personas. Assim, você abre espaço para realizar trocas de experiências e, quando perceber uma abertura, fazer uma prospecção de leads se a abordagem direta fizer parte da sua estratégia comercial.

#4 Busque reputação social em grupos

Grupos são uma boa oportunidade de relacionamento, mas é preciso utilizá-los com cautela. Eles são uma forma importante de melhorar seu posicionamento como fonte de conteúdo relevante e aumentam as chances de criar conexões, além de um networking. Lembrando que é essencial participar frequentemente dos grupos para ganhar essa visibilidade, evitando fazer apenas propaganda da sua marca. Participe de discussões de assuntos atuais, descreva sua opinião, e converse sobre boas práticas. Um exemplo do bom uso do LinkedIn é o perfil o economista Ricardo Amorim.

#5 Utilize o Linkedin Ads ao seu favor

Um dos pontos marcantes do LinkedIn é a disponibilidade de sua ferramenta de links patrocinados. Com ela você pode promover sua marca com anúncios pagos com informações assertivas dos algoritmos que necessita. Ao investir no LinkedIn Ads suas opções de segmentação são precisas, o que traz uma maior possibilidade de retorno sobre o investimento (ROI).

Percebe como você pode estar desperdiçando o potencial do LinkedIn e nem sabe?

Aplicando a estratégia de marketing correta, o LinkedIn pode oferecer muito mais. Como diz Edu Costa na sua apresentação do RD Summit 2019, “Você não precisa ser especialista em Linkedin, apenas da orientação certa”. Seja para recolocação profissional, desenvolvimento de talentos, fazer novas conexões, ou direcionar anúncios para públicos específicos, o Linkedin pode ser o seu melhor aliado para o crescimento. Pode apostar. Fale com um de nossos consultores e veja como isso é possível!

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