Por que as empresas B2B estão pensando em investir na produção de conteúdo em 2020?

A sociedade está passando por uma mudança com as novas tecnologias. A instantaneidade e a facilidade de alcance de conteúdo está mudando a forma como as pessoas pensam e o perfil de compra delas. A partir disso, o maior desafio das o maior desafio das empresas B2B é explorar o seu portfólio de produtos e serviços tornando-os cada vez mais tangíveis e cujo valor possa ser absorvido pelo público-alvo. Isso porque a jornada de compra em B2B é mais longa, envolve vários pontos de contato e, por vezes, mais de um decisor. Logo, utilizar os diferentes canais digitais pode ajudar as empresas a estabelecer um diálogo mais próximo com o público pretendido, além de ser essencial para trabalhar a reputação de marca, pois construir confiança é essencial nesse mercado.

Então, como as empresas estão agindo sobre isso? Investindo na produção de conteúdo através do Marketing Digital, com as estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Mas, o que é o Inbound Marketing?
É uma estratégia que visa atrair e converter os clientes ideais por meio de conteúdo atraente e relevante a sua persona. Em outras palavras, a empresa não vai até o cliente, é ele que vai até a empresa atraído pelo conteúdo disponibilizado na web que dialoga com seus desejos e necessidades. Seu principal elemento de atuação é o Marketing de Conteúdo, ou seja, utilizar de canais digitais para oferecer o conteúdo relevante para atrair o público interessado na compra, porém que ainda não está no exato momento de assinar o contrato. Dialogar com esse público, é tão mais necessário quanto mais complexo for o produto ou serviço que a empresa está oferecendo, uma vez que a internet possibilitou que as pessoas antecipassem o processo de pesquisa acerca daquilo que desejam consumir.

Hoje, as estratégias de inbound tem sido o principal método de alinhar o marketing de uma empresa com o departamento de vendas, uma vez que o inbound consegue atingir os clientes certos no momento certo. Entretanto, muitos ainda desconhecem a importância dessa metodologia em seu negócio e a eficácia de seus resultados.

Por que as empresas B2B estão utilizando essas estratégias?
Atualmente, o foco da maioria das empresas é na qualidade dos leads, e não mais na quantidade, assim como aumentar o ciclo de vida do cliente e os índices de lealdade com a empresa e marca. Vamos dizer que você tenha dois exemplos de clientes para atrair, qual seria mais vantajoso: um novo em que não sabe se aprovará o serviço ou um que já comprou com você? De acordo com Philip Kotler: “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”, então, por que não buscar integrar e fidelizar sua base?

Por isso, as empresas têm percebido que investir em converter e reconverter quem é cliente, traz mais resultados no médio e longo prazo, do que investir verbas de marketing grandes em trazer novos clientes o tempo todo, sem assegurar a satisfação deles. E, assim, estão utilizando do investimento em produção de conteúdo. Quer um prova? Uma pesquisa da Rock Content com a Resultados Digitais informou que as empresas de tecnologia que optaram por usar o Marketing de Conteúdo geraram três vezes mais visitas e captação de leads.

Cada vez mais empresas estão adotando no Marketing Digital e focando no SEO para aumentar a visibilidade de seu negócio e gerar novos resultados. E esses números estão apenas aumentando, de acordo com dados divulgados, em 2018, de acordo com o Status do Marketing Digital no Brasil e a agência Intelligenzia. O número de empresas que trabalham com marketing de conteúdo aumentou de 64,4% para 73,4%.

Diante de um processo de compra mais racional por parte do cliente, o marketing B2B exige estratégias mais planejadas e que eduquem o potencial cliente até que ele enxergue a necessidade de usar seu produto ou serviço, como é exposto na pirâmide de Chet Holmes sobre o momento de compra do Mercado. portanto, as empresas B2B estão aderindo a esses métodos de marketing, uma vez que essas estratégias são mais eficientes e econômicas, além de trazer maior segurança para quem está se informando durante a jornada de compra, tanto prospects, quanto clientes recorrentes.

A utilização de um blog, por exemplo, é a porta de entrada de novos visitantes para seu site e, consequentemente, sua marca. Ele além de divulgar uma diversidade de conteúdos que seu cliente necessita, também está disponível 24 horas por dia. Além disso, ele aumenta sua autonomia, tem um baixo custo e se transforma numa fonte confiável de informação acerca da sua empresa, com um ativo que é construído por ela, e para ela (e que o concorrente não pode copiar, por que não seria sábio, não é mesmo?). Isso é o que o Google defende em suas boas práticas: conteúdo proprietário e original.

Agora eu te pergunto: o que sua empresa está esperando para investir na produção de conteúdo?

Percebendo a importância do Marketing de Conteúdo e do Inbound Marketing para promover sua marca e vender mais. Que tal olhar mais de perto às estratégias de produção de conteúdo?

Lembre-se: antes de fazer o seu conteúdo para B2B, uma dica é você responder essas três perguntas:

  • Quem é a pessoa que decide em nome da empresa?
  • Quem são as pessoas que influenciam nessa decisão?
  • Como personalizar o conteúdo para quem decide e para quem influencia essa decisão?

Feito isso, que tal contar com uma agência de marketing digital especializada em Inbound, como a #SocialBrain, que une a estratégia ao conteúdo que você necessita? Em caso de dúvida, não hesite em nos chamar, conte conosco através do nosso site e descubra o sucesso de uma produção de conteúdo em um negócio como o seu.

Conteúdos relacionados

Grupo SH e o Inbound Marketing para Vendas no B2B
Analisando o Funil do Inbound B2B: Como saber se o lead está pronto para vendas?
Como o Inbound pode te ajudar a vender mais no B2B?

Recommended Posts

Leave a Comment