O que você precisa saber (de fato) para iniciar uma estratégia de Marketing Digital eficaz em 2020


Não é novidade que muitas empresas estão migrando sua verba de marketing para o Digital, seja para pode analisar o impacto das ações de marketing através de métricas, aproveitar o potencial dos canais digitais, ou simplesmente para “surfar a onda”. Seja lá qual for a motivação da sua marca, veja o que é necessário para ter uma presença digital memorável.


Você sabe quais são os seus objetivos?

Você já deve ter ouvido falar que sem definir uma direção, qualquer caminho é válido, não é mesmo? Por isso, para criar uma estratégia de Marketing Digital, você precisa definir quais são os objetivos do seu projeto: aumentar o tráfego para o site, a conversão de visitantes em leads, ou melhorar a exposição da sua marca nas redes sociais: por onde você quer começar? Pense e defina.

Geralmente os objetivos de marketing são bem diferentes dos objetivos dos times comerciais. O que é usual, quando se trata de Inbound Marketing, é definir com as equipes de Marketing e Vendas objetivos comuns, com os quais os dois times possam cooperar para conquistar os resultados mais rapidamente.

E aí? Já pensou em seu posicionamento?

Muitas marcas entram no Marketing Digital com o objetivo de se comunicar com seu público, por saber que eles estão utilizando blog e redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube). Mas você já se deu conta de quantas outras marcas fazem isso diariamente?


E quais são aquelas com que o consumidor realmente se relaciona? A resposta é: com as que são relevantes para ele. E nesse momento, a sua marca precisa saber qual é o seu propósito, porque (e como) ajuda o cliente na jornada de compra dele, e como pode se aproximar, sem que essa aproximação seja vista ou sentida como uma imposição.

Como fazer isso? Simples! Como a sua marca se posiciona? E qual impacto ou diferença ela quer fazer para o público final? Por que ele compraria de você, e não de um concorrente? Anote esses pontos para refletir sobre eles, e para entrar no Marketing Digital com mais clareza em suas ações.

A jornada de compra: sim, ela existe!

Quando você pensa em comprar qualquer produto ou serviço, inicia um processo de conhecimento acerca dele, que pode envolver: uma pesquisa indireta na internet, ler sobre o produto em reviews, pedir recomendações de pessoas que já adquiriram a mesma marca, ou o mesmo produto de uma marca diferente, a comparação de benefícios e preços de produtos semelhantes.

Toda essa investigação faz parte de uma jornada de compra. Só que hoje, em dia, ela acontece em várias etapas no ambiente online. E como você pode se apropriar disso? Sabendo antecipadamente quais os movimentos que o seu público-alvo vai fazer, e desenhando muito bem as dores e necessidades da persona da sua marca. É para ela que a sua empresa vai falar, em diferentes momentos que abrangem a jornada de compra.

Quem não gosta de personalização?

Quando se fala em jornada de compra, é necessário entender que os problemas e necessidades de uma persona nem sempre são iguais aos de outro subgrupo, por isso, é necessário segmentar. Conhecer bem a sua persona também é conhecer a fundo os seus gostos, os seus interesses, o que faz sentido a sua empresa oferecer a ela, ou em que momento vai apoiá-la.


Quando esse trabalho de conhecimento e qualificação da base de leads é bem feito, você chega a um nível de personalização que abrange diferentes personas, porque o problema ou necessidade de uma não é necessariamente igual ao de outra.

Em resumo, se você já conhece os seus objetivos, sabe como quer se posicionar, tem feito esforços no sentido de conhecer a fundo o seu cliente, mapeando suas dores, necessidades, interesses e o que ele identifica como oportunidade, você já tem os principais insumos para iniciar um Plano de Marketing Digital Estratégico bem-sucedido.

Com essas informações em mãos, é dar início ao estudo da jornada de compra do seu cliente e segmentar as suas ações de marketing de acordo com os interesses do grupo que você identificou. Ufa! Falando assim parece simples, não é? É um trabalho de longo prazo, e de relacionamento contínuo, mas que rende excelentes frutos.

Para você que está começando a namorar o universo do Marketing Digital, esperamos que esse conteúdo tenha trazido bons insights. Convidamos também a ler os demais artigos do nosso blog.

E para quem já quer colocar a mão na massa, quer fazer e só precisa de um olhar de fora para “bombar” no marketing digital, aí vai uma dica: vamos te ajudar a construir seu plano de ação de Marketing Digital para este ano.

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